Que horas sai o bloco da generosidade?
O Carnaval chegou e já podemos sentir a energia de movimento e gente reunida! Só o carnaval de rua do Rio atrai 6 milhões de foliões – o mesmo número de empregos que o terceiro setor gera no Brasil, dado que trouxemos no último email. E isso faz a gente se perguntar:
O que nos impede de arrastar multidões quando o assunto é SOLIDARIEDADE?
Falamos, também, que apenas 4% da população brasileira faz voluntariado regularmente. Mas você sabia que mais de 20% fez alguma ação de voluntariado pelo menos UMA VEZ no ano passado, segundo dados do World Giving Index? (Índice Mundial de Solidariedade, em tradução livre)
Em 2024, a pesquisa mostrou um recorde de benfeitores no mundo, registrando que 4,3 bilhões de pessoas (73% da população mundial adulta!) participaram de alguma ação solidária. Esse foi o maior número da história da ranking! Incrível, né?
A solidariedade brasileira e os momentos de crise
Em 2021, o Brasil chegou na 18º posição no ranking de 142 países avaliados por conta das ações emergenciais, na pandemia. Mas, na sequência, voltou para o patamar anterior e hoje ocupa 86º lugar. Vale ressaltar que essa pesquisa foi realizada antes das enchentes no Rio Grande do Sul, que certamente mexeriam de forma significativa nesse ponteiro.
No gráfico abaixo, acompanhamos a evolução histórica dos 3 atributos avaliados pelo Índice: ajuda a estranhos, voluntariado e doação em dinheiro.


“Nós não estamos em menor número, só estamos desorganizados.”
Malcom X
Abraços e até breve,
Equipe do Instituto Benfeitoria
Bora agitar mudanças relevantes no mundo à nossa volta?
Comentários