top of page

Entre riqueza, consciência e futuro: setembro pede coragem 💪🏽

Olá, rede querida!

Como estão?


Agosto foi um mês de reflexões importantes sobre riqueza, privilégio e justiça coletiva. Temas que se cruzam e pedem coragem para encarar tanto o passado quanto o futuro.


💸 Giving Pledge — 15 anos depois


A Folha de S.Paulo publicou um artigo meu sobre o balanço do Giving Pledge, movimento criado por Warren Buffett e Bill & Melinda Gates para incentivar bilionários a doar metade da sua fortuna.


Spoiler: apesar da boa intenção, os dados mostram baixa taxa de cumprimento, concentração de poder e até impacto fiscal bilionário.




📚 Coisa de Rico


Logo depois, recebi uma dica que aprofundou ainda mais essa reflexão: a conversa entre Bianca Tavolari e Michel Alcoforado sobre o livro Coisa de Rico — fruto de 15 anos de pesquisa com milionários e bilionários brasileiros.


Segundo Michel, enquanto ricos americanos pensam “cheguei onde cheguei por causa deste país”, os ricos brasileiros dizem “cheguei onde cheguei apesar deste país”.


Essa diferença de narrativa explica muito sobre a ausência de uma cultura de legado e doação no Brasil — e revela como, por aqui, até os muito ricos raramente se reconhecem como tal.




🎭 Futuro Vivo


Para fechar agosto, mergulhei no Encontro Futuro Vivo, organizado pela Mandalah e pela Vivo, em São Paulo. Foram 8h intensas de provocações sobre futuro e regeneração.


Entre várias das falas maravilhosas sobre as quais ainda vou escrever, destaco Denise Fraga, Deusa da Provocação Afetiva, que me fez rir e chorar com sua “Divertida Captura e Despertar de Letárgicos




Encerro com Sankofa, princípio africano que foi inspiração do Mês da Filantropia Negra, realizado semana passa pelo GIFE, e que nos convida a aprender com o passado para abrir espaço a futuros mais justos.


Com carinho e firmeza,

Tati.

Comentários


Apresentação Grupo Benfeitoria (1)_edite
bottom of page