Quando a gratidão movimenta meio milhão e...muita polêmica
- Benfeitoria Mirabolante
- 3 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de ago. de 2025
Olá, rede querida!
Como estão?
Hoje venho comentar uma história que mobilizou o Brasil nos últimos dias.

Não sei se viram, mas o Vooa (plataforma de arrecadação do Razões para Acreditar) criou uma vaquinha para ajudar Abdul Agam, socorrista voluntário que resgatou o corpo da brasileira Juliana Marins, na Indonésia…
O resultado? Mais de R$ 500 mil arrecadados em poucos dias. Um gesto de gratidão coletiva impressionante — que revela o poder de mobilização do nosso povo e diz muito sobre o melhor do Brasil.
Mas a história não parou aí. Após uma enxurrada de questionamentos sobre taxas, a plataforma chegou a cancelar a vaquinha e depois voltar atrás. Uma polêmica que acende debates importantes sobre transparência, confiança e sustentabilidade no financiamento coletivo. Conversas difíceis, mas absolutamente necessárias.
Fiquei feliz de contribuir com essa reflexão na matéria da Folha de S. Paulo, que ouviu diferentes empreendedores do setor. Há muitas camadas importantes aqui. Mas uma, menos óbvia, me atravessa com mais força:
E, como sempre, queremos ouvir você: Qual sua opinião sobre tudo isso?
Independente da visão sobre o caso, uma coisa é certa: nenhuma polêmica vai apagar a beleza deste espetáculo de generosidade coletiva que o Brasil deu, por pura gratidão.
E isso não é um detalhe fofo. É nossa tecnologia emocional mais preciosa, como país. A que forma essa Liga. A que não me deixa distópica nesse mundo louco ❤️
Bjs e obrigada por fazerem parte disso!
Com carinho,
Tati Leite
Instituto Benfeitoria




Comentários